segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Técnicas para um goleiro segurar a bola

Nenhuma das posições de uma equipe de futebol tem tanta responsabilidade quanto o goleiro. Mais do que seus companheiros, o goleiro precisa sempre ser perfeito e seguro. Para isso, é importante que ele se atenha a técnicas fundamentais para facilitar suas defesas.É importante salientar que o bom goleiro não é conhecido por saltos espetaculares, mas por sua regularidade, segurança e colocação. Esse é um ponto fundamental para qualquer defesa e o goleiro precisa ter certeza de que seu corpo esteja atrás da linha da bola.Em bolas rasteiras, por exemplo, o goleiro deve ter atenção especial com o posicionamento de seus membros inferiores. O jogador deve flexionar as duas pernas e tocar o solo com um dos joelhos. Com isso, é mais difícil que a bola passe no vão entre as pernas.As mãos, em casos de chutes rasteiros, devem ser colocadas em forma de concha sobre a bola. Quando o goleiro conseguir tocar a esfera, deve flexionar o braço para trazê-la para perto do peito.Só há duas situações em que esse movimento não se aplica para chutes rasteiros: em bolas colocadas no canto do goleiro ou em ocasiões em que o gramado estiver molhado e irregular.No caso do gramado molhado ou irregular, o goleiro deve se projetar sobre a bola como em um peixinho (movimento usado para cabeçadas), pressionar a bola contra o peito e cair sobre ela.Nos chutes direcionados para o canto, o goleiro deve sempre tentar chegar à bola com as duas mãos (uma atrás da esfera e outra por cima). Se não for possível, o goleiro sempre tem a opção de espalmar com apenas uma das mãos.O posicionamento das mãos, aliás, é diferente para bolas à meia altura. Nesse caso, o goleiro deve pular com as mãos em forma de concha e tentar segurar a bola no alto. Sempre que possível, porém, ele deve dar um passo para o lado e encaixar o chute sem se jogar no chão.Já os chutes altos requerem o mesmo posicionamento das mãos do goleiro. Em forma de concha, ele deve tentar segurar a bola. Se não for possível, deve abrir bem a mão e dar um tapa na bola para mandá-la para a linha de fundo.Um ponto importante em defesas desse tipo é que a maioria dos goleiros tem a mania de espalmar a bola, cair e rolar no campo. O goleiro deve estar preparado, contudo, para nunca ficar de costas para a partida e nem perder a concentração antes de o juiz interromper o duelo.

Fonte: http://www.olehh.com.br/secao.42,materia.558.aspx

12 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito
texto
Vocês nao vão acreditar em mim,mas tudo bem.
Meu appelido é gatti.
sou golero do ESPORTE CLUBE JUVENTUDE
e achei interessante o comentarío.

Unknown disse...

parabens pelo texto. sou gremista do sul, como hobby atuo como goleiro, e é sempre bom dar uma atualizada em tecnicas de treinamento

legal o comentário do gatti. parabens pela sua carreira! torço por você e pelo juventude voltar a elite do futebol...

Evander Bica - POA/RS

Anônimo disse...

Bom pessoal eu nao sou goleiro de time nenhum só jogo em escolinha de futebol,

e gostaria muito de ser um goleiro proficional

pois muitas pessoas dizem que eu tenho chances

agradeseria muito ha um de voces
se podesem

me ajudar a ser um proficional


e esse texto é um otimo texto comsegui aprender muitas coisas


tecnicas novas

se alguem estiver entereçado no que eu falei o meu msn é

rafa_bqfs@hotmail.com

e o meu email é

rflcemmulhernaovive@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom esse texto, olhei pq eu não sou goleiro eu apenas tento.
Quero muito ser um goleiro profissional mais é quase impossível pq eu tenho um problema no joelho que eu mal posso me abaixar, e minha família não me apoia em meu sonho de ser GOLEIRO profissional.Por isso eu queria a ajuda de vocês, meu ORKUT é:

misa_tuf@hotmail.com

Muito obrigado a quem postar algumas técnicas!!!

Anônimo disse...

Muito bom esse texto, olhei pq eu não sou goleiro eu apenas tento.
Quero muito ser um goleiro profissional mais é quase impossível pq eu tenho um problema no joelho que eu mal posso me abaixar, e minha família não me apoia em meu sonho de ser GOLEIRO profissional.Por isso eu queria a ajuda de vocês, meu ORKUT é:

misa_tuf@hotmail.com

Muito obrigado a quem postar algumas técnicas!!!

Anônimo disse...

de + esse texto , eu li e fiz uma boa partida.

Anônimo disse...

EU ANTES QUANDO COMESSEI JOGAR FUTEBOL EU JOVA NA FRENTE, ATÉ TEM TEI JOGAR EM TODAS AS POSIÇÕES MAIS SER GOLEIRO EU NÃO QUERIA ATE QUE UM DIA EU FUI PRO GOL E ME SAI MUITO BEM AI DAI MEUS AMIGOS QUADO JOGANDO PELADA NA RUA NÃO ME COLOCARAM MAIS NA LINHA SO GOL DAI EU COMESSEI A GOSTA DE AGARRA E VI ESSE TEXTO QUE ME AJUDOU MUITO PRARA APRENDER A SER UM MELHOR GOLEIRO AINDA TENHO VONTADE DE JOGAR EM ALGUM TIME EU MORA EM ITAITUBA-PA ONDE O STADIO ESTA NUMA SITUAÇAO PRECARIA, EU TIVE UM AMIGO QUE FOI EMBORA PARA MARECHAL RONDON NO PARANA Q CONSIGUIU SER UM JOGADOR DE (ATACANTE) E OJE ELE JOGA NA ZONA DE BASE DE UM TIME LA, EU NUNCA TIVE UMA XANCE + UM DIA VOU TER PRA FAZER MEU TESTE VER SE EU PASSO MEU MSN E MEU ORKUT:
LUIZ1TB@HOTMAIL.COM

SE EU TIVESSE ESSA XANCE AGRADECERIA MUITO E ESSE TEXTO AI DE VOCÊS ESTA MUITO LEGAL...

Anônimo disse...

Muito bom eu sou goleiro do goias

sub 12 e13 gostei muitoo...

Unknown disse...

Oi sou um goleiro muito famoso no Brasil mais voces nao podem acreditar mais ta bem. meu nome e Fabio do Cruzeiro profissional achei muito legal esse site em muito facil aprender . abraços a todos .

Anônimo disse...

Muito bom mesmo o texto!
Sou goleiro também, e não jogo em nenhum clube, só escolinha mesmo, e na escola. e queria uma única chance para ostrar o meu dom, e mostrar que eu posso também ser um goleiro profissional. muitas pessoas falam que eu tenho chance, e um treinador também falou que eu tenho chance, só que ele não me deu chance, pois era muito novo na época. mas enfim, luto para conseguir esse meu sonho!
contatos: msn: correiatiago28@hotmail.com
e-mail: correiatiago28@hotmail.com
um grande abraço!

Unknown disse...

muito boa a dica tenho 40 anos e amo ser goleiro e essas dicas foram excepcionais para mim,se alguém me quiser jogando mesmo em time veterano eis meu numero 61 93222518, 96098459

Anônimo disse...

Meu nome e Fagner, bom eu sou goleiro de futsal e foi com una Grande deficiência tô caindo muito antes da bola Roy tentando adivinhar o canto e não consigo pular no canto direito, existe algum treinamento algum preparo físico que possa acabar com essa deficiência?
Obg