quarta-feira, 17 de março de 2010

4 PASSOS PARA BLINDAR SEUS JOELHOS




Quem corre, pedala ou joga bola sabe bem: os joelhos são articulações extremamente sensíveis que podem, de uma hora para outra, virar seus maiores adversários.


Um estudo feito pelo Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia em parceria com a Corpore e a Sociedade Brasileira de Traumatologia Desportiva concluiu que 53,1% dos 7.731 corredores já tiveram lesões em articulações, especialmente no joelho, no pé e no tornozelo. Claro que é possível tratar o problema, mas, dependendo do caso, a sua performance pode não voltar a ser a mesma. Por isso o ideal é trabalhar para prevenir as lesões. Alguns cuidados básicos podem ser muito eficientes:


1 – Preste atenção no seu tênis. Ele é fundamental para um joelho saudável. Escolher o modelo adequado para o seu tipo de pisada e trocar o par na hora certa são medidas indispensáveis. Amortecimento vencido detona qualquer articulação – economizar no tênis pode significar prejuízo na fisioterapia.


2 – O acompanhamento de um técnico pode ajudar a corrigir a postura (na corrida, na pedalada e na academia) e evitar uma contratura.


3 – Alongue-se. Investir na flexibilidade da musculatura das pernas (sem forçar e com regularidade) fortalece e protege a articulação.


4 – Doeu? Procure um médico para investigar o problema. Insistir em correr com dor pode piorar a gravidade da lesão.


Saiba mais sobre prevenções de lesões na matéria da revista O2.